Se você está pensando em criar/montar seu próprio serviço de e-mail, apresento abaixo um caso que ocorreu no canal zimBrasil do Telegram – (https://t.me/zimBrasil):

Um belo domingo, um usuário do canal falou o seguinte:

Queria implementar o zimbra!
Quero um próprio para a nossa empresa pq gastamos $123 dólar por mês no zoho

Fiz alguns questionamentos, conforme abaixo:

Vamos lá! $123 USD da mais ou menos R$ 700,00/mês.
Pensando na disponibilidade da sua empresa, temos os seguintes pontos:

  • Você tem pessoal de TI dispostos a trabalhar com servicos de email?
  • Esse pessoal já tem conhecimentos avançados em serviços de emails
    • DNS (reverso, MX, NS, A, CNAME, TXT, SPF, DMARC, DKIM);
    • MTA/SMTP – Postfix, Exim, Qmail, MS Exchange;
    • Criptografia SSL/TLS;
    • Antivirus – não estou falando do AVG ou do Mcafee;
    • Antispam – como funciona um antispam (spamassassin por exemplo);
    • Procedimentos e estratégias de backup (Rodar script de backup é fácil! compreender e solucionar problemas é o que estamos querendo saber se seu time sabe);
    • Linux avançado – Sim! deu problema na partição, serviço X parou de funcionar e não sobe mais e o que deve ser feito?;
    • Redes avançado;
    • etc, etc, etc???
  • Você tem disponibilidade de DATACENTER local ou remoto ou já verificou o custo de um VPS com pelo menos 8 GB de RAM e 4 CPUs + disco + espaço para backups + redundância de tudo isso?
  • Em caso de um problema no Servidor ou VPS, você está pronto para arcar com uma duplicação do servidor em tempo viável para não perder os emails recebidos? ou seja, se o seu servidor der algum problema e ficar sem enviar/receber emails, quanto tempo ficará fora do ar até você conseguir restaurar tudo? esse tempo é viável para sua empresa?
  • Se o zimbra parar de funcionar por qualquer motivo, sua equipe tem condições de rapidamente subir um servidor réplica e/ao mesmo tempo, identificar o problema no servidor de produção para poder voltar a funcionar?
    • Não é só a instalação do Zimbra! estou falando de:
      • Mudar o hostname;
      • Mudar o DNS (MX, SPF/TXT, DKIM);
      • Mudar o rDNS;
      • Configurar ou ajustar o Gateway Antispam ou Gateway de saída;
      • Ajustar qualquer configuração feita anteriormente
  • No caso do seu servidor parar de enviar emails para algum dominio essencial para a presença da sua empresa na internet, você e sua equipe são capazes de realizar contato com os provedores do destinatário ou contratar um novo provedor rapidamente para montar um gateway de saida e poder enviar emails para esses provedores? Coisas comuns que podem acontecer e você não resolvem em menos de 2 dias:
    • Entrar em blackilist do gmail, hotmail, yahoo, sorbes, barracuda;
    • Preencher formulários de remoção e não ser atendido;
    • Piorar sua reputação por conta da incorreta configuração do seu ambiente;

Se voce respondeu sim para todas essas perguntas, Se pergunte se tudo isso acima vale a pena para economizar entre 80 e 40 USD/mês.

Na minha opinião, R$500,00/mês em um serviço de e-mail “profissional” é muito menos que um Time de profissionais dedicado para manter o serviço de e-mail de uma empresa de pequeno, e até mesmo médio, porte.

Então, antes de montar um serviço de e-mails próprio, vale a pena dar uma conferida nesses tópicos!

Qualquer dúvida, mais uma vez, acesse o canal do ZimBrasil no Telegram -> https://t.me/zimBrasil

Esse POST com certeza sofrerá atualizações! são diversos casos por dia no telegram, lista do google groups e vários outros meios de mensagens/contatos. Portanto, sempre que houver dúvidas, sinta-se à vontade para entrar nesse post, verificar atualizações e fazer seus comentários!

Esse relato foi escrito por Ananias Filho @ananiasfilho no Telegram e está licenciado sob LGPL!